A Polícia Federal (PF) do Piauí assegurou que realmente houve o vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014.
A denúncia havia sido feita por estudante no estado do Piauí que informou ter recebido, via aplicativo de mensagens instantâneas, uma imagem do tema da redação do Enem 2014, próximo às 11 horas da manhã do segundo dia de provas (09/11), resultando no início das investigações da polícia, que levou o aparelho para perícia.
Passados alguns dias, na manhã desta quinta-feira (18), o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da PF piauiense, Alexandre Uchôa, confirmou que a foto que estava no celular do estudante é, de fato, verídica.
De acordo com Uchôa, apesar de refletir um avanço nas investigações, a comprovação do vazamento é apenas uma constatação e ainda há muito trabalho:
Houve mesmo a questão da foto, ela é verídica, mas não sabemos de onde partiu e como vazou. A investigação está em curso e somente no final deste levantamento teremos estas informações.
O delegado também explicou que o órgão responsável pela organização do Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ainda não foi comunicado oficialmente sobre o estágio das investigações e que um relatório completo será enviado ao instituto após o término do inquérito.
O Inep, por sua vez, não se pronunciou após este último episódio, mas já havia informado que trabalharia em colaboração com a Polícia Federal desde o início das buscas e que todos os beneficiados com o vazamento do Enem serão devidamente punidos.
Vale lembrar que, após denúncia deste candidato, mais participantes do Enem no estado do Ceará afirmaram que também receberam antecipadamente o tema da redação desta edição do exame. As investigações de ambos os casos seguem em andamento.
* http://www.infoenem.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário