quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rede, de Marina Silva, naufragou na primeira eleição.


Em 2014 Marina Silva já havia criado a Rede, mas não tinha obtido as assinaturas necessárias para a legalização do novo partido. Por esse motivo foi candidata a vice de Eduardo Campos pelo PSB, e acabou sendo a candidata dos socialistas em consequência da tragédia que matou o candidato a presidente. 
Marina teve 22 milhões de votos na eleição presidencial, ficou em terceiro lugar,e legalizou a Rede. Havia uma expectativa sobre a performance da Rede, com sua apregoada anti-política, nas primeiras eleições que disputou. Mas naufragou. A Rede lançou 820 candidatos a prefeito, mas só elegeu cinco: Cabo Frio (RJ), Lençóis Paulistas (SP), Brejões (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA) e Seabra (BA). Mesmo assim em Cabo Frio o candidato da Rede foi o segundo colocado, só será confirmada sua eleição se o candidato que ficou em primeiro lugar, Marquinhos Mendes (PMDB), tiver confirmada sua impugnação no TSE, caso contrário a Rede só terá 4 prefeituras. E disputa no 2º turno em Macapá, capital do Amapá. 
Dentro do partido Marina é apontada como centralizadora demais, não ouviria ninguém e teria posições "ambíguas". Por conta disso um grupo de fundadores da Rede anunciou que está deixando o partido. Vejam o exemplo do Rio de Janeiro, Alessandro Molon, o candidato da Rede teve apenas 43 mil votos (1,43% dos votos válidos) e o partido não atingiu o quociente eleitoral não elegendo nem um vereador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário