terça-feira, 10 de abril de 2012

Sistema de mísseis americano sinaliza guerra contra Irã.

Um sistema de defesa unificado de mísseis composto por Estados Unidos e mais seis estados árabes é um sinal de que um ataque militar contra o Irã pode estar no horizonte, diz o presidente do State Duma´s Internetional Affairs Committee.
"A formação do sistema de defesa antimísseis é um novo passo para sinalizar a possibilidade de um ataque militar ao Irã, pelo menos em um contexto político", disse Alexey Pushkov em uma mesa redonda sobre o Irã.
Pushkov estava comentando sobre os relatórios onde o Pentágono se compromete a formar um único sistema de defesa antimísseis com seis países árabes - Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Omã, Kuwait e Qatar.
"Um sistema de defesa antimíssil é necessária somente no caso do Irã se vingar, já que não há razões para pensar que o Irã seria o primeiro a lançar um ataque, de repente," Pushkov disse.
Estes últimos desenvolvimentos acontecem enquanto o sexteto de mediadores internacionais - os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha - se preparam para negociações com o Irã em 13 e 14 de abril.
As negociações incidirão sobre as atividades nucleares do Irã, que alguns países, incluindo Estados Unidos e Israel, acreditam ter o objetivo de construir uma arma nuclear.
Teerã nega veementemente as acusações, e diz que está desenvolvendo a energia nuclear para o setor civil.
Alguns especialistas dizem que Israel pode estar mais inclinado a lançar um ataque preventivo contra instalações nucleares iranianas de armas neste momento, como os Estados Unidos estão ocupados com a sua época de eleição presidencial, eo presidente Barack Obama não está em posição de parecer fraco diante dos republicanos israelenses e judeus.
Outros fatores, incluindo a decisão da Alemanha de vender seis submarinos da classe Dolphin-para a Marinha israelense, também parecem apontar para um cenário de futura guerra.
Pushkov acredita que Teerã pode estar subestimando os perigos que enfrenta.
"O Irã está subestimando a gravidade da ameaça militar, eu acho", disse ele. "O ataque cirúrgico e limitado para o qual a opinião pública está sendo preparada pode se transformar em uma guerra vasta e de larga escala."
Pushkov passou a expressar o que poderia ser melhor descrito como um otimismo cauteloso sobre as chances de um avanço durante as próximas negociações.
"Muito vai depender das negociações sobre problema do Irã", disse Pushkov os legisladores russos.
Todo mundo espera que essas conversas sejam eficazes. Mas há ceticismo, também, dado que a situação não está melhorando, mas se deteriorando, apesar de uma intensa atividade política e diplomática em torno do problema iraniano".
Há indícios de que a situação em torno do trabalho nuclear do Irã poderia resultar no pior cenário possível. "Como vocês sabem, temos várias opções em cima da mesa, entre elas a opção militar para resolver o problema iraniano", Pushkov observou. "A julgar pelas declarações feitas por alguns países, este cenário militar é a cada dia mais provável."
*Por Sidney Miron com informações do RT.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário