domingo, 3 de agosto de 2014

Os governos nunca aprendem!

"Os governos nunca aprendem. Somente as pessoas aprendem". Milton Friedman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1976​.
Filho de imigrantes judeus, Milton Friedman nasceu no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York. Mesmo com a renda familiar muito pequena, conseguiu se formar na educação básica no mesmo ano da morte de seu pai. Durante a Grande Crise de 29, que assolava o mundo, Friedman conseguiu uma bolsa parcial na Universidade Rutgers, na qual se graduou em 1932.
No ano seguinte, começou a cursar mestrado em Economia na Universidade de Chicago. Enquanto estudava, conheceu a também estudante, Rose Director, com a qual teve dois filhos e se casou seis anos mais tarde. Fora nesse tempo em que esteve em Chicago, juntamente com um breve período na Universidade de Columbia, que Friedman iniciou a estruturação de suas ideias em relação ao papel do Estado, do mercado, da competitividade e da liberdade na Economia.

Em 1935, realizando estudos sobre o padrão de consumo familiar, participou do Programa de Reconstrução do New Deal. Por dois anos, entre 1941 e 1943, trabalhou no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, saindo em 1943 para trabalhar na Universidade de Columbia, ficando até 1945.
No ano seguinte, entrou para Universidade de Chicago, onde lecionou Economia por 30 anos. Apesar de apresentar ideias contrárias a de John Maynard Keynes – economista mais respeitado da época – Friedman começou a ganhar espaço lentamente.
Foi consultor durante o Plano Marshall e seus conceitos de capitalismo competitivo, o livre mercado, livre concorrência, debutaram no governo Nixon (1969/1974). Pelas suas contribuições, foi vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1976. Friedman morreu aos 96 anos, em 2006, vítima de ataque cardíaco, em São Francisco, no estado americano da Califórnia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário