sábado, 18 de julho de 2015

Dilma quer comprar aliados de Cunha. Alckmin, ela já tem de graça.


As três principais medidas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), após romper com o PT são as seguintes:
1) Avaliar os pedidos de impeachment de Dilma Rousseff, como mostrei aqui.
2) Autorizar as CPIs do BNDES e dos Fundos de Pensão.
3) Travar o ajuste fiscal desenhado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, como mostra a coluna Painel, da Folha. Para isso, Cunha quer:
a) Enterrar a medida que prevê a repatriação de cerca de R$ 30 bilhões aos cofres da União.  “Não vou ajudar o Julio Camargo [empresário que o acusa de pedir propina] a trazer dinheiro sujo lá de fora”, disse o peemedebista a um interlocutor, segundo o jornal.
b) Realizar uma “operação tartaruga” na tramitação do projeto que altera a desoneração da folha de pagamento para diversos setores da economia.
Diante disso, Levy disparou telefonemas preocupado e “Dilma orientou seus ministros a não subir no ringue contra o ex-aliado, mas o Executivo atuará nos bastidores para enfraquecer a base política do peemedebista. A articulação política do governo cogita lançar mão da artilharia tradicional para tentar atrair seguidores do peemedebista: oferecer cargos e emendas.
Ou seja: Dilma quer comprar aliados de Cunha.
Quem ela não precisa comprar, porque já vem de graça, é o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Temendo que Temer (no caso de impeachment) ou Aécio (no de cassação) assumam o governo e ganhem popularidade no poder antes dele, Alckmin continua sabotando a oposição com os argumentos mais representativos da bunda-molice tucana:
“De olho em 2018, Geraldo Alckmin vem recebendo congressistas de outros Estados para tratar do cenário nacional. Nas conversas, o tucano relata preocupação com um possível processo de vitimização do PT em caso de impeachment de Dilma.”
O PSDB nunca vai derrotar o PT enquanto tiver medo da vitimização do derrotado.
Mas Alckmin é capaz de espalhar o medo só para ser derrotado mais uma vez.

Um comentário:

  1. O que o governador Geraldo Alckmin defende é a apuração dos fatos e o cumprimento da Constituição. São as investigações que vão definir o destino de Dilma. A oposição cabe cobrar que as investigações sejam feitas com transparência e que os responsáveis pelas irregularidades sejam punidos.

    ResponderExcluir