quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Israel pode ter destruído local de lançamento de mísseis na Síria.

DIZEM QUE CAÇAS A JATO, ISRAELENSES, DESTRUÍRAM LOCAL DE LANÇAMENTO DE MÍSSEIS NA SÍRIA.
Fontes da oposição dizem que uma explosão sacudiu o centro da cidade de Latakia, no domingo à noite; A mídia libanesa relata que jatos israelenses foram vistos em voo mais ao norte do país.
Two_F-15I_Raam-e1379768505695-635x357.jpeg
Dois jatos israelenses, caças F-15 I'Ra'am', durante manobras 
(foto ilustrativa: CC BY-T Sgt Kevin J. Gruenwald/EUA/Wikimedia)
               Fortes estrondos foram relatados na cidade costeira pedregulhosa de Latakia, na Síria, tarde na noite do domingo de ontem, com descrições de um possível ataque aéreo contra um reduto alauíta. O site de notícias da palestina “Zamnpress” informou ns segunda-feira de hoje que aviões israelenses realizaram um ataque a um armazém de mísseis S-300, citando fontes ocidentais.
Outras fontes de notícias israelense citaram relatos da oposição síria e libanesa na imprensa descrevendo que aviões israelenses estavam envolvidos no ataque.
Uma fonte da oposição síria situada na Turquia disse à Rádio Israel que os israelenses planejavam atacar o local, que abrigava armazéns contendo avançados russos mísseis S-300. As Forças de Defesa de Israel (FDI) não responderam às solicitações de comentários e não foi possível obter confirmação independente do envolvimento israelense no episódio.
De acordo com os Comitês de Coordenação Local na Síria, moradores descrevem ter havido "uma enorme explosão" no bairro Shekh Daher da cidade de Latakia (mapa abaixo).
2014-01-27_134439.jpg
        Na noite de domingo, a mídia estatal libanesa informou que aviões israelenses sobrevoaram a cidade de Baalbek, na região do Vale de Bekaa.

               Latakia, considerada um principal centro de poder para o presidente sírio, Bashar Assad, foi atingida por ataques aéreos no passado, supostamente a partir de aviões israelenses.
Em outubro de 2013, uma base de defesa aérea síria perto de Latakia teria sido destruída, fato que múltiplas fontes sírias e libanesas especularam que um ataque israelense a partir do Mediterrâneo tenha sido o causador da destruição da base.
A ONG síria “Observatório Sírio para os Direitos Humanos”, no momento apenas registrou uma forte explosão numa base do exército sírio, e os usuários do Twitter citaram testemunhas que disseram que a explosão ocorreu perto Snobar Jableh, ao sul da cidade.
Israel tem sido acusado de atacar sítios sírios no passado, inclusive em janeiro e maio de 2013.Israel recusou-se a confirmar os relatos de alvejou transferências de armamentos, possivelmente para o grupo terrorista libanês Hezbollah, que se mantém leal a Assad durante a guerra civil sangrenta do país.
A inteligência israelense, o Mossad, é uma das mais avançadas do mundo e não é difícil entender que se dedicam, 24 horas por dia, a monitorar a movimentação de armamentos enviados principalmente da Turquia, e do Irã, para destinatários no sul do Líbano (Hezbollah) ou mesmo a grupos alinhados com a Al Qaeda e que são potenciais agressores de Israel.
Mesmo que, eventualmente, não tenha sido a FA de Israel o agente efetuador dessa destruição de mísseis na cidade síria – o que não é crível pelo fato de nenhum dos demais países da região ter condições para tanto.  A não ser que os próprios americanos, com seus porta-aviões estacionados a leste do Mediterrâneo, tenham perpetrado o ataque.
*Francisco Vianna, via Grupo resistência Democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário