sexta-feira, 2 de março de 2012

Quadro de saúde de Hugo Chávez, inspira cuidados.

 
Mais cedo presidente disse no Twitter que estava se recuperando bem: pouca informação aumenta mistério sobre doença de venezuelano (Reuters)


HAVANA — Apesar da avaliação otimista oficial do procedimento realizado na última segunda-feira em Cuba, jornalistas sugerem nesta quinta-feira um quadro bastante complicado para o presidente Hugo Chávez. O venezuelano teria sofrido uma hemorragia na última noite. Por telefone e Twitter, Chávez diz estar se recuperando bem.
Em seus blogs, o colunista do GLOBO Merval Pereira e o blogueiro venezuelano Nelson Bocaranda revelaram uma suposta hemorragia interna de Chávez. Segundo Merval Pereira, o presidente não pôde ser operado por problemas de saúde, mas Bocaranda conta um outro desfecho. De acordo com o jornalista do “El Universal”, a lesão, causada por um dreno, foi estancada e não foi necessária uma cirurgia.
Pouco depois do anúncio da suposta hemorragia, Chávez falou por telefone em uma rádio estatal e disse estar “feliz e maravilhado”, comentou um programa social do governo de Caracas e afirmou que já estava andando e que comeu iogurte pela manhã. Mais cedo o presidente rompeu o silêncio ao postar em sua conta que já estava se recuperando.
"Envio a vocês todo o meu amor supremo. Nós viveremos e nos recuperaremos", escreveu entusiasmado o líder socialista de 57 anos na rede social, "Aqui vou eu, planando como o condor".

Esteroides teriam piorado saúde do presidente, dizem fontes

Exames realizados no hospital Cimeq, o mais renomado de Havana, mostraram que os esteroides usados pelo presidente da Venezuela para melhorar sua aparência durante o tratamento de câncer e voltar a fazer aparições públicas pioraram seu quadro de saúde, revelou na quarta-feira Bocaranda, em sua página na internet.
Segundo Bocaranda, na avaliação de um médico brasileiro que faz parte da equipe responsável pelo acompanhamento do caso do presidente, o uso deste recurso foi contraproducente. 
De acordo com o blogueiro, essa é também a análise de outros oncologistas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que atribuem ao abuso desse elemento o rápido avanço do tumor encontrado. 
E, com base nessa interpretação, o presidente não poderá, ao menos por enquanto, fazer uso de esteroides para melhorar o semblante em eventos públicos.
Bocaranda relata que Chávez teria sido submetido a duas cirurgias, a primeira seria uma intervenção cirúrgica para aprimorar o diagnóstico, e a segunda, de extração da lesão, realizada na manhã de terça-feira. Ele afirma ainda que foram feitas várias biópsias de diferentes órgãos. O jornalista conta que, com o resultado dos exames, a equipe médica verificará se será necessário retomar as sessões de quimioterapia a partir de abril. Essa opção representaria uma real preocupação para o comando de campanha do candidato à reeleição, pois os efeitos do coquetel químico ficariam bastante evidentes.
Especialistas afirmam que enfrentar o câncer pela segunda vez pode, de um lado, despertar uma onda de solidariedade em relação ao presidente, mas, de outro lado, caso pareça enfraquecido pelo tratamento, pode torná-lo vulnerável a dúvidas sobre sua capacidade de governar em um novo mandato de seis anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário