quinta-feira, 8 de maio de 2014

Lavareda: "Dilma perde a condição de ser candidata".

O sociólogo Antonio Lavareda disse ao Brasil Econômico acreditar que a presidente Dilma Rousseff (PT) começa a perder as condições de ser candidata à reeleição porque, segundo ele, não houve, desde 1989, um candidato sequer que tenha sido eleito ou reeleito sob o antagonismo manifesto do mercado. “Todas as vezes em que a presidente tem enfrentado dificuldades e assistido à queda de seus índices de preferência, a bolsa de valores tem subido automática e simetricamente”, disse, ao justificar sua opinião de que o lançamento da petista como candidata segue como uma incerteza.

Lavareda afirma que não é remoto o movimento “Volta, Lula!”. Segundo ele, o ex-presidente teve um peso decisivo na eleição de sua sucessora, em 2010, por dois fatores: a boa avaliação da gestão Luiz Inácio Lula da Silva, o que fez com que a população desejasse a continuidade desse governo, e o desempenho da equipe de marketing do Partido dos Trabalhadores, responsável por apresentar a então candidata como uma grande gerente e principal arquiteta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O sociólogo destaca ainda que para a presidente Dilma Rousseff se firmar como candidata, “a economia precisa melhorar substancialmente, levando consigo a percepção da população”. “E tudo isso precisa se refletir em popularidade”, afirma Lavareda, ressaltando, porém, que em sua análise, é “difícil que isso ocorra”, principalmente diante da proposta do “novo”, trazida pelos pré-candidatos do PSDB e PSB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves e Eduardo Campos.
“Eles têm pontos em comum e são candidatos do século 21. A eleição de 2010, por exemplo, era entre dois candidatos que tinham combatido a ditadura. Agora não, você tem dois candidatos mais jovens. No caso de Aécio Neves, ele tem um partido e alianças com maior tempo de tevê e que é melhor estruturado em áreas importantes do país. [...] Já Eduardo tem a seu favor um posicionamento que não bate de frente com o lulismo. Ele tem essa postura de terceira via, fortalecida pela presença de Marina Silva na chapa”, disse.
Questionado sobre os riscos de Dilma Rousseff não passar para o segundo turno, Antônio Lavareda disse que “a possibilidade de ela não ir para o segundo turno é menor que a possibilidade de ela ser substituída por Lula”. Segundo ele, a presidente “está perdendo as condições de se manter como candidata e isso é até mais grave do que ela se reeleger”.

Um comentário:

  1. É impressionantississíssimo as Sabedorias deste País ÓRFÃO de seus próprios Representantes e, sobre principalmente, o CALA do que Ocorre nesse momento. Não tenho Visto em quaisquer comentários ou, em quaisquer reportagem a questão do DESROMO que essa Chefe desse Estado tem feito com as finanças e os seus Destinos. Desvios extrapolam te das Verbas Públicas Via BNDS para sustentar Países que já se vê as claras que não haverá nenhuma responsabilidade de manter esse compromissos uma vez que, são Países governados em Ditaduras Obsoletas e que, além de tudo, feito da maneira como está sendo feito os Desvios. Sem passar por Congresso e nem por Senado, a presidentA faz e desfaz e jorra pra cima o Dinheiro público como se Ela houvesse ganho na Loteria e não estivesse sabendo Administrar como acontece com muitos dos Ganhadores. Motivos Graves à um Impeachment já se tem com SOBRA. Mas, dentro das categorias Políticas e Analíticas, Ninguém Fala. O País está indo ao encontro do desmando. O desenho Comunista já é claro à se ver. E ... só se fala na tecnocracia da democracia ... Meu Deus !!!

    ResponderExcluir