sábado, 15 de setembro de 2012

Os "profanadores da República".




Corruptos são 'profanadores da República', diz ministro 
Notícia
FELIPE RECONDO
Agência Estado

A condenação do núcleo operacional do mensalão pelo crime de lavagem de dinheiro levou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a classificarem corruptos e corruptores de "profanadores da República", conforme expressão usada pelo ministro Celso de Mello. 

"A corrupção é tão preocupante que leva, pela venda, pela desnaturação no exercício na função pública, pelo comércio ultrajante da função pública a mais que uma apatia cívica, leva a um ceticismo cívico", afirmou o presidente da Corte, o ministro Carlos Ayres Britto.

"Os cidadãos deixam de acreditar na seriedade do poder público", enfatizou Britto. 

Decano da Corte, Celso de Mello afirmou que a lavagem de dinheiro, crime que estava sob julgamento ontem, mereceu preocupação especial da comunidade internacional e pode, se permanecer impune, interferir na economia e na democracia do País. 

"A preocupação básica - e o atual processo pode lamentavelmente constituir expressão dessa preocupação da comunidade internacional - é impedir que a lavagem de dinheiro, pelos diversos mecanismos utilizados, se valha de agentes e autoridade da República, que penetre na intimidade do aparelho de Estado para, a partir dos ganhos colossais que percebem ao longo da prática criminosa, exercer uma gama extensa de poder político em ordem até mesmo a comandar o Estado", afirmou Celso de Mello. 

Os ministros se disseram impressionados com o desvio de R$ 73 milhões do Banco do Brasil, dinheiro que alimentou as empresas do pivô do mensalão, Marcos Valério, por meio de contratos de publicidade. 

"Essa operação e a consciência de que aquele serviço (de publicidade) não seria prestado é uma dessas operações que é digna de estudos", afirmou o ministro Gilmar Mendes. 

Ele ressaltou que chamou a atenção "a facilidade com que se tira do Banco do Brasil R$ 73 milhões" para "alimentar propósitos políticos ou de outra índole". Na próxima semana, os ministros começam a julgar aqueles que foram os efeitos políticos do mensalão.

O tribunal julgará se o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se valeu desse aparato para comprar o apoio de parlamentares do PP, PR, PMDB e PTB durante o governo Lula. 

Ou se o dinheiro movimentado pelo mensalão e que foi parar nas mãos de parlamentares serviu para o pagamento de despesas de caixa dois de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário