segunda-feira, 29 de abril de 2013

2014, uma eleição para falar de futuro.

Hoje Aécio Neves (PSDB-MG) faz uma crítica a diversos momentos em que o PT foi contra o país, contra a democracia, contra as instituições, em sua coluna na Folha. Tem toda a razão, só que não gruda.
O PT é um partido extremamente mentiroso e tem um segredo, que o coloca léguas à frente da oposição: as mentiras combinadas e acordadas são transformadas em verdades por 100% dos membros e da militância.
O PT sabe fechar questão na mentira, na desqualificação, na destruição de biografias. Já na oposição, especialmente no tucanato, cada um tem um discurso.
Exemplo?  
O candidato a presidente ainda acha cedo para ser candidato, mas o presidente do partido insiste em que ele deve ser lançado o mais rápido possível. Será que é tão difícil uma conversa a dois e uma estratégia comum?
O PSDB não perdeu as últimas três eleições porque abandonou o seu legado, como muitos ainda insistem. Isto é uma imensa bobagem. O PSDB foi derrotado porque não soube vender um país melhor para o futuro. O PSDB ficou hipnotizado pela própria obra.  
Ocorre que depois que os tucanos saíram do poder, o mundo melhorou um bocado. Internet, carro mil, celular, inflação sob controle, orkut, facebook, TV a cabo, redução de tarifas aéreas, aumento da produção agrícola, comida mais barata, globalização, etc.etc.etc.
Todas estas coisas foram apropriadas pelo partido que está no governo, como se fossem suas. Nós abrimos a telefonia.
E eles respondem: nós criamos o celular de cartão, que tira foto para o face e bota seu vídeo no youtube. 
O PSDB tem que deixar de ser um partido analógico, um partideco dos tempos do Plano Real, como se aquela longinqua e incompreensível mudança na economia fosse a última coca-cola do deserto.
Insisto e repito: mais de 50% do eleitorado não tem a mínima idéia e nunca terá desse tal legado tucano. O eleitor está cagando e andando para o fato do PT ter sido contra isso ou aquilo, o eleitor quer saber se ele vai acordar num futuro melhor, amanhã de manhã, à primeira hora. 
Vai ter ônibus e metrô melhor? Vai ganhar mais no emprego? Vai conseguir pagar os seus carnês com mais facilidades?
É hora de parar com esta prepotência e arrogância de discutir o Brasil como se fossem deuses.
Não é FHC? 
É hora de discutir o brasileiro, seus sonhos, seus pesadelos. É hora de falar com as pessoas.
São elas que votam e elegem um Presidente da República.
É claro que a vida do brasileiro melhorou nos últimos dez anos, assim como melhorou a vida dos jamaicanos, dos senegaleses, dos bolivianos.
Não foi o PT que fez isso. Foi a Humanidade que avançou. As pessoas percebem isso. E quem quiser ganhar eleição, tem que entender, de uma vez por todas, que gente é tocada pelo futuro, não pelo passado.

Um comentário: