segunda-feira, 15 de abril de 2013

O país precisa de estadistas.

Sempre questionei a responsabilidade ética, e científica, das leis brasileiras. Cada vez mais, vejo-as  como instrumento inquisitorial  de dominação política, e financeira, por parte dos detentores e/ou usurpadores, do PODER NACIONAL. Como já o disse o jornalista Alexandre Garcia: - No Brasil, parece que as leis foram feitas por aqueles que imaginam que, em algum dia, podem ser presos-.
Dois assuntos emblemáticos de nossa irresponsabilidade penal/jurídica/civil: os jornais e a televisão sempre cutucam a questão do deputado Paulo Maluf, mostrando-o como ladrão de finanças públicas, sendo procurado até pela Interpol. Culminando com a proposta, de um destes monstruosos paraísos fiscais, de se intimar a Prefeitura de São Paulo para reaver o dinheiro extraviado pelo dito cujo. Isto está na mídia há mais de 10 anos. E nosso sistema jurídico/penal não consegue fincar raízes sérias no episódio, para o veredito final/impactante/urgente sobre aquele cidadão:

CULPADO OU NÃO CULPADO?

O outro assunto é a demora, inaceitável para os brasileiros honestos/trabalhadores/pagadores de impostos, de se meter os réus do mensalão na cadeia. Se o Zé da Silva, favelado/desempregado das periferias brasileiras, roubar o pão para alimentar seus filhos famintos, com certeza já estaria enclausurado no dia seguinte ao crime.
Estes dois assuntos não são, hipòcritamente, epidérmicos. Traduzem o caos jurídico em que estão colocando nosso país, num retrocesso galopante para se chegar às capitanias hereditárias.

DÁ OU NÃO DÁ NOJO DE TANTA IMPRUDÊNCIA, INCAPACIDADE, NEGLIGÊNCIA E IMPERÍCIA?
 
E não devemos esquecer de que se passou bastante da hora de exigir punição para menores de idade. Se os pais tem o dever de corrigir desvios menores dos filhos em ambiente doméstico, com muito mais razão o Estado tem a obrigação de penalizá-los, duramente, nos crimes das ruas.
*Renzo Sansoni, via menteestrategica@grupos.com.br
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário