sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Caiu o IDH da educação no Brasil

Saiu o novo cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no que diz respeito à educação. O índice do Brasil caiu de 0,833 para 0,699 entre 2009 e 2010 mas, segundo o MEC, os resultados não são comparáveis porque houve mudanças na metodologia.
O IDH varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano.
O MEC ainda questiona as fontes e datas utilizadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) – que calcula o IDH. “O recente relatório apresenta variação de fontes de informação e períodos de referência que nem sempre coincidem com as referências dos dados oficiais, no caso do Brasil”.
De acordo com o governo, em oito anos, a taxa de escolaridade média de pessoas acima de 25 anos cresceu 25%, mas o aumento não foi considerado no cálculo do IDH.
COMENTO: O governo não admite a realidade. Ministros e gestores públicos do governo Lula teimam em mostrar um país que não existe. Apear das visíveis melhoras econômicas, em razão do plano real que deu certo, nada evoluiu na educação do país. E não é difícil perceber a péssima qualidade do ensino brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário