terça-feira, 2 de novembro de 2010

EUA passam Brasil em exportação de etanol

Considerado o país do etanol, o Brasil foi ultrapassado pelos Estados Unidos no primeiro semestre em exportação do produto. Ouvida pelo blog, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou que não vê o fato como ameaça, mas como uma questão pontual, "de preço" - o dólar vem perdendo valor em relação às outras moedas, inclusive o real.
Segundo o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua, o Brasil deve vender mais ao exterior do que os EUA no acumulado do ano.
- Por uma questão de câmbio, o etanol dos EUA, de milho, ficou mais competitivo no curto prazo do que o brasileiro. Mas não tem ameaça, isso é bobagem. Do ponto de vista ambiental e energético, ele não ganha do etanol da cana - diz o diretor, explicando que o mercado doméstico brasileiro está bastante aquecido, ao contrário do americano, afetado pela crise.
Segundo a agência Estado, os Estados Unidos, em apenas cinco meses, já haviam exportado o mesmo volume que venderam em todo o ano de 2009. Até setembro, as vendas haviam chegado a mais de 700 milhões de litros para o exterior.
* http://bit.ly/dqZEvq

Um comentário: