terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Minimizando a falta de respeito às leis

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), reagiu nesta segunda-feira, 10, às críticas feitas pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, à emissão de passaportes diplomáticos para deputados e seus parentes.
Minimizando a falta de respeito às leis e as normas administrativas, Maia afirmou que há assuntos "mais importantes" a serem tratados no País. Em campanha para a presidência da Casa no próximo biênio, o deputado lembrou que a prática não se restringe ao Legislativo.
Maia tem feito de tudo para agradar seus pares. Aderir às críticas à concessão do passaporte pode tirar votos. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que pelo menos 360 passaportes diplomáticos foram emitidos para deputados e parentes nos últimos dois anos. Neste período, a Segunda Secretaria da Casa solicitou 662 vistos para parlamentares e parentes com passaporte especial, a grande maioria para viagens de turismo.
Os portadores desses documentos têm privilégios em aeroportos, como filas especiais, prioridade na restituição de bagagens e, em alguns países, dispensa de visto.
O presidente da OAB comparou a emissão de passaportes diplomáticos pelo Itamaraty às práticas do Brasil colônia. Ophir Cavalcante defende a devolução dos passaportes especiais de parentes dos parlamentares e revisão das regras que permitem o privilégio.
¨*Com agência estado

Um comentário:

  1. Procurou se informar quando que começou essa prática? Porque acho anti-republicano criticar apenas quando a lei não é respeitada pelos adversários políticos.
    Longe eu estar defendendo-os, mas lamento transformar a transgressão da lei ou a corrupção em debate partidário.
    Abraço.

    ResponderExcluir