sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Em meio a tensão com Irã, navios dos EUA cruzam estreito de Ormuz.

                                                                                              Foto:Abdollah Arab Koohsar/Reuters
Navio de guerra pertencente à Quinta Frota dos EUA cruza o estreito de Ormuz em meio a clima de tensão com Irã 
Dois navios de guerra americanos cruzaram o estreito de Ormuz sem incidentes, informou nesta quinta-feira a Marinha dos Estados Unidos, apesar da advertência do Irã de fechar a estratégica rota do petróleo.
O porta-aviões "USS John C. Stennis" e o cruzeiro de mísseis guiados "USS Mobile Bay" "realizaram sem problemas o trânsito previsto, de rotina, através do estreito de Ormuz", disse a porta-voz da Quinta Frota, tenente Rebecca Rebarich.
Mais cedo, o Irã denunciou o ingresso de um porta-aviões dos Estados Unidos numa zona de manobras navais iranianas, perto do estreito, por onde passam 40% do tráfego de petróleo mundial, em meio à tensão entre os dois países.
No entanto, "nossa interação com a Marinha regular iraniana está dentro dos padrões conhecidos, da forma habitual e profissional da prática marítima", disse Rebarich por email a partir da sede da Quinta Frota americana, no Bahrein.
TENSÃO IRÃ X EUA
Mais cedo, o general da Guarda Revolucionária iraniana, Hossein Salami, rejeitou as advertências dos Estados Unidos no caso de Teerã resolver fechar o estreito de Ormuz, informou a agência estatal Fars.
"Não duvidamos de que seremos capazes de aplicar estratégias defensivas para proteger nossos interesses vitais", advertiu o militar.
Na véspera, os Estados Unidos alertaram o Irã contra uma tentativa de interferir na navegação do estreito.
                                                                
Foto:Abdollah Arab Koohsar/Reuters
Imagem mostra detalhes de porta-aviões da Quinta Frota dos EUA em meio a tensão no estreito de Ormuz
"O bloqueio do trânsito de navios não vai ser tolerado", afirmou o secretário da assessoria do Pentágono, George Little, acrescentando que não registrou por ora indícios de hostilidades por parte do Irã na zona.
O Irã declarou que acha desnecessário fechar o estreito de Ormuz, embora considere muito fácil bloquear esta via pela qual circula 40% do tráfego marítimo do petróleo mundial, segundo afirmou o comandante da marinha iraniana, o almirante Habibolah Sayyari, na quarta-feira.
"Fechar o estreito é muito fácil para as forças armadas iranianas. É como beber um copo de água, como se diz em persa", declarou o comandante da marinha.
"Atualmente não precisamos fechar o estreito porque controlamos o mar do Omã e podemos controlar o tráfego marítimo e petrolífero", declarou.
MANOBRAS NAVAIS
O Irã começou sábado, dia 24 de dezembro, dez dias de manobras navais a leste do estreito de Ormuz, que liga o mar de Omã ao golfo de Aden.
Segundo autoridades militares iranianas, um de seus aviões identificou um porta-aviões americano na área de manobras navais organizada pela Marinha do Irã na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário