quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Irã não conseguirá bloquear o estreito de Ormuz.

A Quinta Frota dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira que não permitirá nenhuma interrupção do tráfego no estreito de Ormuz, depois que o Irã ameaçou impedir os navios de passarem pela estratégica rota de escoamento de petróleo.
"O livre fluxo de mercadorias e serviços pelo estreito é vital para a prosperidade regional e global", disse um porta-voz da frota, baseada no Barein, em resposta por escrito perguntas da Reuters sobre a possibilidade de o Irã fechar a passagem.
"Quem quer que ameace prejudicar a liberdade de navegação em um estreito internacional está claramente fora da comunidade de nações. Nenhuma interrupção será tolerada", disse o porta-voz.
Indagado sobre se estava adotando alguma medida específica em resposta à ameaça de fechamento do estreito, o assessor respondeu que a frota "mantém uma presença robusta na região para deter ou conter atividades desestabilizadoras", e não deu mais detalhes.
A declaração do porta-voz da frota é uma resposta a declarações recentes de autoridades iranianas.
Nesta quarta-feira, o mais alto comandante naval do Irã afirmou que bloquear o estreito de Ormuz, no Golfo, a petroleiros seria "mais fácil que beber um copo de água" para o Irã, se o país considerar a ação necessária, aumentando assim os temores sobre a mais importante rota de passagem do produto no mundo.
COMENTO: O comandante da frota naval do Irã fala o que não fará. Nesta quarta-feira, amenizando suas bravatas, teria dito:..."Mas, neste momento, não precisamos fechá-lo, já que temos o Mar de Omã sob controle, e podemos controlar o trânsito".

Um comentário:

  1. Um membro do Foro de Sao Paulo, leia-se Kadafi, ja foi conhecer o capeta mais cedo me parece o terrorista Ahmadinejad estar atrasado por demais para tambem ir pro inferno e que seja acompanhado pelos membros do Foro de Sao Paulo e TODOS os seus idealizadores.
    Lastimavel que nao estejam realmente "adoentados" ou o cancer ja nao e tão eficiente ontem cinco igrejas cristas foram alvo de fundamentalistas islamicos e este video é um alerta.....
    http://www.youtube.com/watch?v=M0Y8AOcwGFA

    ResponderExcluir