domingo, 4 de dezembro de 2011

Mais uma vez, a oportunidade perdida


Graças a Deus, cresci em meio à fartura, mas sempre ouvindo meus pais repetirem que "desperdício é pecado"...
            Minha avó materna, viúva aos 30 anos e com seis filhos pequenos para criar, acentuava: "meninos, não reclamem, porque fome mesmo é a que passam as criancinhas na Grécia", referindo-se à miséria que grassava por lá na época da Primeira Grande Guerra.
            Já, quando minhas irmãs ou eu deixávamos comida sobrando no prato, meus pais nos criticavam e se referiam à fome na África, que, infelizmente, lá ainda perdura em muitas regiões.
            Nos dias de hoje, vivemos a crise financeira que abala a maioria dos grandes países do mundo. E é nesse cenário de incerteza e instabilidade, que ameaça o futuro de toda uma jovem geração mundial, que leio no jornal que as obras de transposição do Rio São Francisco (sobre a qual confesso não ter posição formada), estão paradas. O trabalho já concluído se deteriorando ao tempo, as estruturas de concreto estourando e os vergalhões de aço abandonados à ferrugem...

            Somente não se vê obra deteriorada nos trechos sob responsabilidade do Exército.
            Resumo da ópera: todo o dinheiro já investido nesta obra polêmica está sendo jogado no lixo...
            Isso significa também que a ‘promessa de campanha’, que garantiu votos à pupila de Lula nas eleições, não passou de palavras ao vento e que, mais uma vez, a população do nordeste está sendo enganada por políticos populistas que só pensam no poder pessoal e/ou partidário; e o resto "que se lixe nas ostras".
            A obra já está com seu preço 36% maior do que quando foi orçada, mas, enquanto isso se descobre, as máquinas começaram a ser retiradas há já algum tempo, a mão de obra – que havia sido desviada da agricultura para os canteiros de obras – sendo demitida, com o comércio da região derrubado e o desemprego campeando.

            A incompetência histórica do PT e a sua irresponsabilidade com o trato do dinheiro público, mais uma vez, ficam evidentes. E o Brasil, sob os petistas, corre um risco enorme de ‘perder o bonde’ desenvolvimentista da história, que havia sido colocado em movimento no governo de FHC.
Certos estavam meus pais: ‘desperdício é pecado!’
            Pena que aqueles que se envaidecem, dizendo que nunca antes haviam comido melado, hoje, se lambuzam nessa esbórnia, pois, o que não está sendo por eles desviado pela corrupção, está sendo jogado no lixo do desperdício e da incompetência, sem proveito para ninguém!
*Texto por Mara Montezuma Assaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário