quinta-feira, 30 de junho de 2011

Trem chinês para o Tibet. Ferrovia de 1.956 km passando pelo Himalaia.

Um espetáculo!!!  Que obra fantástica...
O trecho da linha chinesa custou  4,1 bilhões de USD e a construção foi finalizada 1 ano antes do previsto. Atravessou as  altas montanhas do Himalaia que se situam a 5.000 metros de altitude. Os trabalhadores na construção tiveram que usar máscaras de oxigênio e câmaras pressurizadas para poderem trabalhar.
Sempre que possível a ferrovia passava em pistas elevadas para permitir a passagem dos animais em migração natural, dado que foi concebida sempre minimizando o impacto ambiental. Dos 1.956 km, 500 km atravessaram solos que ficam congelados no inverno e viram lama no verão.
Imagine-se o processo de  contração e expansão do material que ocorre em tal tipo de terreno e a tecnologia empregada e que era desconhecida, até então. E sobre esse tipo especial de solo foi construida uma ponte de 11,7 km. Pela altitude os carros de passageiros têm que ser pressurizados como são os aviões.
Estimando 10 composições para trafegar nesses 1.956 km, seriam mais 450 milhões de dólares. Vamos exagerar, digamos que os trens custassem 1 bilhão de dólares. Aí o custo dessa ferrovia chinesa teria ficado em... 5 bilhões de dólares americanos!.
Agora, façamos a comparação com o projeto do trem-bala Rio-SP, de 400 km de extensão, o que significa 1/5 da distância pecorrida pelo trem chinês que atravessa montanhas de até 5.000m de altura. O trem-bala brasileiro atravessará a Serra das Araras, provavelmente 1/5 da altitude do Himalaia.
Em 22 de abril de 2011, recalcularam o custo do trem-bala brasileiro, trecho Rio/SP,  55 bilhões de reais. Se considerarmos a taxa de câmbio a R$1,70, teriamos o custo em 32 bilhões de dólares americanos!.  Isso é aceitável?

4 comentários:

  1. enquanto isso em fortaleza...
    http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2012/02/10/noticiafortaleza,2781819/metro-percorre-trecho-de-maracanau-a-fortaleza-em-outubro-diz-governo-do-estado.shtml

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  2. "BRASIL, MOSTRA A TUA CARA", MEDE.

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