sexta-feira, 9 de agosto de 2013

"O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota".

Prelo aprovado, a caminho do forno... "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota", de Olavo de Carvalho, organizado por Felipe Moura Brasil.

Aliás, para dar um gosto, eis o texto de orelha do livro:


Há tempos que a obra jornalística de Olavo de Carvalho – o maior filósofo brasileiro – merecia uma leitura como esta, lapso intelectual imperdoável, a que só mesmo a organização de um livro como este poderia responder.

Escritos entre 1997 e 2013 e publicados em diferentes jornais e revistas do país, os 193 textos aqui selecionados, artigos e ensaios de consistência e profundidade só muito raramente esboçadas na imprensa nacional, esmiúçam os fatos do cotidiano – as notícias, o que nelas fica subentendido, ou que delas passa omitido, o centro das questões, o que verdadeiramente importa e implica – para afinal destrinchar, sem dó, a mentalidade (ou seria cegueira?) brasileira e sua progressiva inclinação pelo torpor e pela incompreensão.
O pensamento de Olavo de Carvalho, corajoso, independente, original e esclarecedor, ademais costurado por uma prosa de estilo único, é aqui beneficiado pelo extraordinário trabalho de Felipe Moura Brasil, cuja organização primorosa – ao que se somam o texto de apresentação e as centenas de notas – oferece os melhores instrumentos para uma leitura que ao mesmo tempo provoca e apraz.
Com este "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota", a Editora Record publica apenas uma pequena fração – uma pequena, mas estupenda fração – do que é a colossal e brilhante obra de Olavo de Carvalho, livro que se pretende, portanto, pontapé inicial para outros que virão.
********
Em tempo, o livro já está em pré-venda.
Na Saraiva:


Na Cultura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário