quinta-feira, 21 de abril de 2011

O exemplo de Tiradentes

Homenagem a Tiradentes:

Palavras de Tiradentes, no momento da consumação.
Apaixonantes e candentes, que nos levam a reflexão.
Tão ousadas e destemidas , glória da nossa cidadania.
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Palavras de Tiradentes, para a nossa gente refletir.
Maravilhosas e eloqüentes nos incitando a insurgir.
Com sua imagem sofrida, com elevação e harmonia
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Palavras de Tiradentes, tão cheias de dignidade.
Firmes e convincentes, esbanjando amorosidade.
A nossa aspiração consolida, com fascinação e magia.
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Palavras de Tiradentes, transbordando de amor.
Humildes e inteligentes, do crucificado trabalhador.
Com sua aura luzida, como o ideal da Eucaristia.
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Palavras de Tiradentes, com paz e com magnitude.
Corajosas e valentes, como modelo pra juventude.
Contra a corja fratricida, combatividade e simpatia.
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Palavras de Tiradentes, com heroísmo e decisão.
Condenado sendo inocente, como nossa população.
Por uma justiça revivida, e direito com sabedoria.
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Palavras de Tiradentes, com fé e desprendimento.
Gracioso e potente, transcendendo espaço e tempo.
Nas suas lutas renhidas, de classe , gênero e etnia.
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Palavras de Tiradentes, com toda sua santidade.
Glorioso e abrangente, vislumbrando a liberdade.
Das nossas lutas queridas, Igualdade e soberania.
“Se eu tivesse dez vidas, todas dez vidas eu daria”.

Nelson S Oliveira, por e-mail, via resistência democrática

Um comentário:

  1. Conheço esta frase, porém citada de outra forma, mais fomal e para mim até mais emocionante (mas que tem a mesma finalidade desta do texto acima): "Eu sou a desgraça de todos vocês (referindo-se aos que estavam sendo julgados pela inconfidência mineira), se dez vidas tivesse, dez vidas daria (tomando assim a culpa pelo ocorrido levando ao seu esquartejamento).
    Mas independente de como foi dito, foi dito. E concordo que temos que pensar sobre esta atitude corajoso.

    ResponderExcluir